terça-feira, 29 de maio de 2012

Senador da oposição boliviana pede asilo político ao Brasil


  O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, confirmou nesta terça-feira (29/05) que recebeu um pedido de asilo político do senador boliviano Roger Pinto, que se diz perseguido pelo governo de Evo Morales.
Hospedado na embaixada brasileira em La Paz desde a noite da última segunda-feira (28/05), ele divulgou uma carta no qual julga "descabidos" os 20 processos penais abertos contra ele. Patriota se limitou a confirmar que o pedido de asilo foi recebido e não detalhou quanto tempo será necessário para que o Itamaraty se pronuncie sobre o assunto.
Tovar Nunes, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, explicou que o pedido do senador Pinto será analisado dentro do marco legal, o que supõe reunir elementos de julgamento para estabelecer se cabe a concessão do asilo político.

Ele ressalta que o Brasil tem uma "longa tradição" em matéria de asilo político e que é signatário de convênios internacionais que garantem esse direito. Esclareceu, contudo, que casos como o do senador boliviano devem ser "examinados cuidadosamente". De acordo com o oficial, o membro do grupo oposicionista Convergência Nacional poderá permanecer na sede da embaixada brasileira até que uma decisão seja tomada.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário